Lipoescultura

O que é a lipoescultura?

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoescultura pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoescultura é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o Facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

O que é a lipoescultura?

A lipoescultura não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.

O procedimento é indicado pra mim?

Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoescultura pode ser indicada para você.

Candidatos ideais à lipoescultura são

• Adultos, com 30% do seu peso ideal, com a pele firme e com bom tônus muscular;

• Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;

• Não fumantes;

• Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;

• Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

Esteja preparado para discutir

• A razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;

• Condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos;

• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;

• Cirurgias prévias.

O cirurgião também poderá

• Avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco;

• Tirar fotos para prontuário médico;

• Discutir as suas opções e recomendar um tratamento;

• Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Possíveis riscos da cirurgia

• Cicatrizes desfavoráveis;

• Sangramento (hematoma);

• Acúmulo de líquido (seroma);

• Riscos anestésicos;

• Má cicatrização;

• Necrose da pele;

• Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele;

• Assimetria;

• Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado;

• Queimadura causada pelo ultrassom – técnica de lipoescultura assistida por ultrassom;

• Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões;

• Dor, que pode perdurar;

• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;

• Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causar irritação que exija sua remoção;

• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.

O que acontece durante a cirurgia de lipoescultura

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – Incisão

A lipoescultura é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis.

Primeiramente, solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.

A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.

Resultados da lipoescultura

O inchaço causado pela cirurgia desapareça após alguns meses e o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoescultura, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Link: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/lipoescultura/

AGENDE AGORA A SUA CONSULTA!